ABERTURA DO MERCADO

SIMPLIFICAÇÃO, CONTRATOS, LEGADOS, PADRONIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO

O encerramento da Agenda Setorial 2024 foi dedicado à abertura de mercado.

Liderado por Bernardo Sicsú, vice-presidente de estratégia e comunicação da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), o encontro contou com Ricardo Tili, Diretor da Aneel, e Marco Delgado, Conselheiro da CCEE. Eles apresentaram propostas para simplificar a jornada dos consumidores rumo ao mercado livre, o aperfeiçoamento na comercialização varejista e adoção de melhores práticas regulatórias na migração.

A previsão é que, a partir de 2026, o mercado livre seja aberto para clientes do Grupo B, impulsionado pela migração total dos clientes do Grupo A, em janeiro, deverá funcionar como uma espécie de “laboratório” para os consumidores do Grupo B, que soma quase 90 milhões de unidades consumidoras de energia em baixa tensão no país.

Mas para Ricardo Tili, da Aneel, o planejamento da abertura de mercado passa pela revisão do modelo tarifário, o qual considera ultrapassado. “É preciso repensar no modelo tarifário, não só o custo da energia, mas também custo vinculado à manutenção e operação das linhas de transmissão”.

Bernardo Sicsú acrescentou que o mercado não pode ser considerado o “vilão” das assimetrias no ambiente de contratação frente às tarifas das distribuidoras, e que o debate sobre a ampliação deste mercado é “importante para traçar as novas diretrizes rumo ao futuro do setor".

Para Marco Delgado, da CCEE, a abertura de mercado, o avanço da geração distribuída e novas fontes de energia oferecem uma nova perspectiva para o setor. E aproveitou para anunciar o lançamento do e-book "Transformação Digital em Organizações Orientadas pelo Engajamento" que traz aspectos práticos sobre a transformação digital, recentemente implementados na CCEE.

Ao final, os painelistas agradeceram a presença dos participantes e destacaram o alto nível dos debates e sua importância para a compreensão das principais tendências e desafios do setor de energia elétrica no Brasil.

Assessoria de Imprensa Oficial

InPress Porter Novelli