CLIMATOLOGIA E PREÇO



A tarde de debates do Agenda Setorial teve início com o painel de Climatologia e Preço, moderado pelo Diretor de Planejamento do ONS, Alexandre Zucarato, com os palestrantes Marcely Sondermann, Especialista Técnica de Clima e Mudanças Climáticas do Climatempo, e Eduardo Rossetti, Diretor de Produtos, Comunicação e Marketing da BBCE.

Segundo Marcely Sondermann, Especialista Técnica de Clima e Mudanças Climáticas do Climatempo, a expectativa para o próximo ano é que o El Niño, responsável pelas com ondas de calor no final de 2023, perca força e chegue até o início do outono influenciando no clima, com chuvas no Norte e Nordeste. Já o outono e o inverno serão de neutralidade. De forma geral, a previsão para 2024 é positiva, considerando aspectos como condição atmosférica, a chegada da La Niña, que tende a reduzir as temperaturas e o nível dos reservatórios, que estão em 64%.

Outro tema discutido foi a adaptação dos modelos às mudanças climáticas. “Hoje o Climatempo desenvolveu uma nova tecnologia para melhorar o modelo, considerando os países da América do Sul. A partir da avaliação de grupos territoriais que apresentaram condições de clima semelhantes, a entidade realiza uma análise estatistica, que ajuda na previsão”, disse Marcely. Ela também enfatizou a necessidade de aprimoramento dos modelos de chuva-vazão para garantir maior previsibilidade.

Em seguida, Eduardo Rossetti, Diretor de Produtos e Marketing da BBCE, empresa que registrou recorde de energia negociada em janeiro com retomada da volatilidade, explicou que a liquidez dos contratos depende de questões tributárias, que precisam ser cada vez mais discutidas pela sociedade.

Ao encerrar o debate, Alexandre Zucarato, Diretor de Planejamento do ONS, destacou a expansão do negócio varejista, considerando a expansão da geração eólica e solar, mas ponderou que no setor de eletricidade a curva de geração precisa caminhar junto com a curva de carga. “Nem toda a expansão está pronta para ser entregue. É preciso que os atuais negócios levem em consideração transformar a geração em modelo de consumo.”



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