FÓRUM C-LEVEL - O SETOR ELÉTRICO EM 2024



Traçar novos caminhos, calcular o custo da inovação e superar entraves regulatórios e econômicos são alguns pontos urgentes para que o Brasil possa assumir o seu protagonismo no processo de descarbonização, segundo a avaliação de diferentes especialistas durante o Fórum C-Level, realizado no início da tarde desta quarta-feira.

O papel das entidades regulatórias no setor elétrico foi um ponto amplamente discutido entre os painelistas. Marcelo Lopes, Diretor Comercial da ENEVA, defendeu maior rigidez por parte dos órgãos reguladores em relação a empresas vencedoras de leilões de reserva de capacidade que não assumem compromisso de entregar a energia no tempo previsto. “Isso gera uma frustração, pois há uma expectativa. No setor de gás, por exemplo, somente as empresas que conseguem comprovar reserva de gás estão aptas a participarem dos certames.”


Já Luciana Costa, Diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, destacou a importância da regulação para o avanço do processo de descarbonização do Brasil, enumerando os Pls em atraso, como os das eólicas offshore, do hidrogênio verde e do mercado de carbono.

Além dos aspectos regulatórios, o custo da implementação de novas tecnologias também é considerado outro grande problema. Para Daniela Alcaro, Head da Stima, é preciso fazer a conta para saber se vale a pena o investimento em inovação. De acordo com a executiva, é preciso alocar recursos em tecnologias que justamente consigam baratear o custo das tecnologias. “Na minha opinião, investir em eólica offshore não faz sentido. Precisamos alocar recursos na demanda e não na oferta.”

Durante a sua palestra, Joisa Dutra, Diretora do FGV Ceri, disse que o Brasil precisa fazer a lição de casa e promover as transformações necessárias para entregar o que outros países, como Estados Unidos e China, já estão oferecendo em recursos tecnológicos.



Assessoria de Imprensa Oficial

InPress Porter Novelli

Contatos: 

Mariana Santanna

[email protected]

+55 21 96674-638